sábado, 3 de abril de 2010

Os encantos de Olinda-PE


Em um dos muitos passeios que fiz a Olinda-PE, tive a oportunidade de conhecer o Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá. O museu foi criado há 12 anos por Fernando Augusto Gonçalves (Bonequeiro, cenógrafo, encenador e pesquisador) com o intuito de proteger e divulgar essa cultura popular. Hoje, em um espaço lúdico e encantador o museu habita os mais diferentes bonecos do estado.

Segundo Mara Ferreira, monitora de lá, o museu recebeu esse nome em homenagem ao boneco Professor Tiridá, criação de Mestre Ginu que simboliza a sabedoria popular.

As exposições apresentadas pelo museu são sazonais e temáticas, organizadas de acordo com cada época do ano. Com uma média de dois mil visitantes por mês, seu acervo tem mais de 1.500 bonecos, sendo alguns do século 18. É o único espaço destinado a guardar a arte dos mamulengueiros na América Latina.

É impossível visitar o museu e não se encantar pelo lindo casarão que o abriga. Fiquei apaixonada pela escada e principalmente pelo corredor verestido com "Papel de parede" feito de chita em padrões variados que percorrem as paredes e o teto.  É ou não é lindo?


O Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá está situado no Sítio Histórico de Olinda, na Rua de São Bento, 344. Quer saber como chegar?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

Leonardo Xavier disse...

Gostei da dica apesar de ser de Recife, eu nunca visitei esse museu. E confesso que o texto e as fotografias me fizeram ter vontade de conhecê-lo.

Unknown disse...

Que bom Leonardo! O lugar é mesmo lindo e na parte de trás do casarão existe um jardim belíssimo. Vale a pena conferir.

Postar um comentário