segunda-feira, 26 de abril de 2010

Borra de café: inseticida natural contra a dengue

Destaque na maioria dos noticiários a gripe suína (H1N1) vem preocupando muitos brasileiros. Sabemos o quanto é importante a tomada de consciência sobre medidas preventivas para evitar uma pandemia. No entanto, não podemos esquecer outra doença que nos afeta há várias décadas e é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue. 

No Brasil até junho de 2009 a gripe suína possuía 35 casos confirmados, enquanto 266.285 pessoas haviam contraído dengue. O número alarmante de casos só comprova que autoridades e população não podem se descuidar da dengue. Todos nós podemos ajudar nos trabalhos realizados pelas secretarias de saúde de combate ao mosquito transmissor da dengue. Adotando medidas de prevenção simples, é possível manter o mosquito bem distante do nosso lar. 

Há pouco tempo descobri uma receita prática e simples que ajuda no combate a dengue e que não envolve uso de venenos ou inseticidas perigosos à saúde humana ou dos animais. A borra de café (o pó que fica após a passagem da água fervente), quando depositada em pratinhos de coleta de água dos vasos, entre as folhas das plantas que acumulam água e nos locais da casa em que a água se acumula e fica parada, como ralos, impede que o mosquito transmissor da dengue ponha seus ovos.

A descoberta foi feita através de uma pesquisa realizada pela bióloga Alessandra Laranja e pela professora Hermione Bicudo, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista.  Segundo a professora, a vantagem de usar a borra de café é que o produto além de não matar a planta, ainda pode ser usado como adubo.
Para preparar o inseticida natural você vai precisar de quatro colheres de sopa cheias de borra de café, misturados a um copo com água. Depois de pronto o conteúdo pode ser aplicado diretamente nos pratos, plantas e até mesmo em jardins e hortas que acumulem água. A professora Hermione Bicudo lembra que após sete dias o inseticida precisa ser renovado, pois depois desse período a cafeína perde seu efeito. 

Todos nós podemos e devemos ajudar o Brasil na luta contra a dengue. Faça propaganda boca a boca, informe seus amigos e familiares, dissemine esta receita que é barata, simples e acessível. Vai ser até mais saboroso contribuir com a melhoria do meio ambiente e da saúde pública depois de saborear o bom e velho "cafezinho".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 comentários:

Postar um comentário