terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Receita com Grão de Bico - Homus








Esse final de semana a turma da faculdade resolveu promover um encontro gastronômico para relembrar os velhos tempos. O encontro foi na casa da Maíra e o Chef convidado foi o maridão Lucas Sanchez.

O chef escolheu como prato principal um tradicional e nordestino "escondidinho de charque", infelizmente não encontramos macaxeira para fazê-lo. A segunda opção de prato, também nordestino, foi o "Arrumadinho", mas acreditem, não tinha feijão verde. Vale lembrar que as compras foram feitas no BomPreço do Benfica, supermercado que diz ter "Orgulho de ser Nordestino",  Dá pra acreditar?

Nos restou então comprar os produtos para preparar uma lasanha porque afinal, isso tinha. Decidido o prato principal optamos por um pudim de leite de sobremesa e para belisquetes a Maíra preparou uma deliciosa pasta de grão de bico (com tahine) e fez um homus.

E assim a nossa tarde seguiu bem deliciosa. Aviso logo para os que não foram que perderam um rango professional, a lasanha ficou divinamente saborosa. Maridão se garantiu demais, botou muito chef no bolso. 

Hoje eu vou passar a receita do homus que a Maíra fez, mas tá prometido que a próxima receita será a lasanha do "meu chef". Até porque como vou precisar colocar as fotos do prato no post vou ter (a difícil, a dura) a MARAVILHOSA missão de prová-la novamente. Vai preparando o homus e os belisquetes que logo mais o chef traz a lasanha.   


Ingredientes
500g de grão de bico
4 colheres de sopa de molho de tahine (tempero árabe à base gergelim - pronuncia-se tarrini)
2 dentes de alho bem amassados
Suco de1 limão grande
Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo
Coloque o grão-de-bico numa tigela e cubra com água. Deixe de molho por no mínimo 4 horas. Escorra a água do molho e transfira os grãos para uma panela grande. Cubra os grãos com 1 litro de água. Leve a panela ao fogo alto e deixe cozinhar por aproximadamente 50 minutos ou até ficar macio, mas tome cuidado para não deixar desmanchar. 

Quando o grão-de-bico estiver cozido, retire do fogo. Escorra a água, mas não toda. Uma parte dela será usada para bater os grãos. Retire as cascas dos grãos com as mãos e despreze-as. No processador de alimentos, bata o grão-de-bico descascado, o alho, o suco de limão e o tahine. 

Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta homogênea. O ponto deve ser o de um patê grosso. Retire o homus do processador, coloque num prato. Se quiser, acrescente azeite sobre a pasta ou decore com páprica picante. Sirva com pão sírio.

Dica - Se preferir sirva com Rap 10 uma massa fininha semi-pronta da Pullman, feita a base de farinha de trigo própria para o preparo de craps, cones, pizza cone, panquecas, tacos e até receitas de sobremesa. Basta aquecê-la em frigideira, sem óleo nem nada até ficar crocante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

Miau Caldas disse...

Pra ficar ainda mais facil e rápida essa receita, gosto de usar grão de bico enlatado! Ja vem pronto e é bem saboroso. Sempre tenho uma latinha em casa de reserva heheheh
Bjos

Unknown disse...

Oba! Dica de chef é sempre bem vinda. Anotado ;)

Juliana disse...

Que delícia! BABEI!!! Me chama pra próxima! UHAuhAUHA

Beijo, Manuzinha :*

Unknown disse...

Convidadíssima! E a próxima vai ser lá em casa. Beijo JÚ. ;*

Postar um comentário