terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

A história do brigadeiro


Sobremesa rápida e prática, boa para se comer a qualquer hora, o brigadeiro é sucesso garantido entre crianças e adultos.  Em forminhas de papel ou na colher, é presença garantida em qualquer tipo de festa. Mas você sabe como surgiu essa gostosura?
Conta-se que em meados da década de 40 o brigadeiro Eduardo Gomes, conhecido por sua beleza e charme, fez grande sucesso entre as mulheres quando se candidatou à Presidência da República pela UDN – União Democrática Nacional, com o slogan “Vote no Brigadeiro que é bonito e é solteiro”.
Um grupo de mulheres, moradoras do requintado bairro do Pacaembu, na cidade de São Paulo, organizaram diversas festas em prol da candidatura do Brigadeiro. Diz a História, que numa destas ocasiões, criaram um doce que misturava leite condensado, chocolate e manteiga, e o batizaram de “brigadeiro”, em sua homenagem.
E pra nossa descoberta ficar ainda mais gostosa que tal uma receita bem diferente de brigadeiro com wasabi? Parece loucura, mas acreditem fica uma delícia! E pra retribuir o carinho da minha amiga Miau Caldas dona do Cozinha e Coisinhas aqui vai a receita que ela me ensinou:

Brigadeiro de Wasabi

Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• 200mL de creme de leite (1 caixa)
• 1 colher (sopa) de manteiga sem sal
• 4-5 colheres (chá) de wasabi em pó ou de 1/2 colher (chá) a 1 colher (chá) de wasabi em pasta

Cobertura:
Chocolate granulado para cobrir as bolinhas ou bolinhas de chocolate para enfeitar os copinhos.

Preparo:
Numa panela em fogo baixo, coloque o leite condensado, o creme de leite e a manteiga. Vá mexendo para ajudar a derreter a manteiga e misturar os “leites”.
Quando começar a ficar mais grosso, separe um pouco do creme numa tigela a parte e misture com wasabi. O importante nessa fase é mexer bem para evitar a formação de grumos. Então, retorne essa mistura do creme com wasabi para a panela, mexa e experimente. Para cada colher de wasabi deve-se repetir a operação. Faça isso até que o sabor fique do seu agrado. Experimentar sempre tomando mais cuidado nas últimas colheres, e sim, quente não fica muito gostoso. Depois de adicionar o wasabi e ficar do seu agrado, continue cozinhado até desgrudar da panela. Tenha paciência, demora mais que o brigadeiro tradicional. Se preferir faça como eu, tire um pouco antes do ponto e coloque em copinhos cobertos com bolinhas de chocolate, para comer de colherzinha.
O rendimento deve ficar em torno de 15-20 unidades, dependendo do tamanho que você moldar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

Testando o Texto disse...

Ôpaaaa....essa parte me toca totalmente. Que tal fazer a experiência e convidar a amiga aqui pra aprovar, hein??? Ai...adorei a historinha do Brigadeiro. Na ausência de um bonito e solteiro, topo o apimentado com wasabi, viu? rsrsrsrsrs

Dona Milu disse...

HaHaHaHa! E por que não, não é?!

MiauCaldas disse...

Eita! Adorei!!!!!!!!!
Lindo blog.
Bjo grande!

Anônimo disse...

Rapazzzz, adorei a idéia, irei fazer em breve.

Postar um comentário