domingo, 26 de junho de 2011

Delícias do São João



A família nem é tão grande assim, mas quando se fala em festividades a mesa é posta pra um batalhão. No São João não foi diferente, canjica, pamonha, bolo de milho, de mandioca, pé-de-moleque e muito quentão. A fartura foi tão grande que fiquei na dúvida de qual receita colocaria no blog. Então, como a sensação da nossa festa junina foi o Quentão de Vinho que painho fez, decidi que seria ele o escolhido. Essa receita é gostosa e cai muito bem nas noites de frio.

Ingredientes
2 garrafas de vinho tinto
1 1/2 xícara de açúcar (+/-)
30g de gengibre picadinho
5 cravos
3 pedaços de canela em pau
1 maçã cortada em cubinhos
Raspas de 2 limões
 
1/2 garrafa de água 

Modo de Preparo
Coloque o vinho numa panela e deixar ferver. Acrescentar o açúcar, o gengibre, as raspas de limão, a canela e o cravo. Lentamente adicione a água  e deixe ferver mais um pouco. Sirva de preferência em copos térmicos para manter o calor. 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Um Macarrão com Salsicha bem diferente


Há um tempo atrás vi no Plum Pudding uma maneira bem diferente de fazer o tradicional macarrão com salsinha. Que essa combinação é boa todo mundo já sabe, mas esse jeito de preparar o macarrão faz essa combinação ficar bem mais divertida.

Como o Felipe está numa fase de conhecer novos sabores, decidi fazer esse prato que salva todo mundo na hora do sufoco. Juntos, cortamos rodelas de salsicha e passamos alguns espaguetes por dentro.  Eu usei aquele espaguete que é "furadinho" porque achei que ficariam mais firmes, mas você pode usar o tradicional. Depois cozinhei tudo junto e em seguida tempere ao alho e óleo. Nem preciso dizer que o Felipe se "amarrou", né? 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 19 de junho de 2011

Bolo de banana




Sabe aquelas bananas que estão super maduras e ninguém mais quer comer? E aqueles pães secos que de tão duros não servem nem pra torradas? Esses são os ingredientes mais perfeitos pra fazer esse bolo de banana. Se você os têm em casa, o meu conselho é transformá-los num dos melhores bolos de banana que eu já comi. 
Ingredientes
2 xícaras de farinha de rosca
1 1/2 xícaras de açúcar cristal
1/2 xícaras de açúcar mascavo
1 xícara de azeite ou óleo (eu prefiro de canola)
1 colher (sopa) de essência de baunilha
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
3 ovos
10 bananas prata bem maduras
açúcar e canela para polvilhar

Mode de preparo
Misture a farinha de rosca e o fermento, reserve. No liquidificador, bata os ovos e a baunilha  por uns 2 minutos. Adicione 1 xícara de açúcar cristal e meia de meia de mascavo, o azeite e metade das bananas até que fique uma massa bem homogênea e lisa. Despeje em um recipiente e junte aos poucos essa massa na mistura de farinha e fermento. Unte uma forma (grande) com manteiga e polvilhe o restante do açúcar e canela. Você pode colocar um pouco mais de açúcar na forma, porque isso vai formar a calda grossa da cobertura. Distribua o restante das bananas em fatias no fundo e por cima despeje a massa. Leve para assar em forno pré-aquecido com temperatura média por aproximadamente 40 minutos. Desenforme ainda quente. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Efeitos da Saudade




Tem dias que a gente precisa ocupar bem a mente pra não dar espaço a saudade. Essa semana o coração apertou de uma maneira que a unica solução que eu encontrei foi enrolar canudinhos. Enrolei tanto canudinho com folha de revista que consegui montar em três dias um jogo de porta copos com cinco peças. 

Há pouco tempo postei aqui o primeiro porta copos que fiz. Depois do primeiro fiz muitos outros para vender e presentear os amigos, mas nenhum ficou tão bonito quanto esse. Também, foi tanto amor e tanta saudade que não podia ser diferente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Bolinho de goma ou Sequilhos?





Dia desses eu estava comentando com Silvana, a avó do meu filho, que ele sempre me pede pra trazer bolinhos de goma na volta do trabalho. Ela como boa avó que é, logo quis saber do que se tratava a iguaria. Expliquei do que era feito e imediatamente descobrimos que o sequilhos que ela fazia para o pai do Felipe é o mesmo bolinho de goma que ele gosta. 

Com a ajuda da Bibi, a melhor bisavó de todos os tempos, conseguimos a receita e botamos a mão na massa. Fizemos alguns testes e por fim concluímos que eles ficam melhor feitos com manteiga ao invés da margarina e cortados em formatos menores. O Felipe adorou e eu também. 

Ontem eu refiz os bolinhos com algumas adaptações na receita. E num é que ficou bom?! Os biscoitos ficaram sequinhos e corte em formato de conchinha deu um charme todo especial.  Ficou com água na boca? Então anota a receita e corre pra cozinha. Ah! Não esquece de me falar como ficaram. :P

Ingredientes
500g de amido de milho 
200g de açúcar
1 gemas
125g de manteiga
220ml de leite de coco
Uma pitada de sal

Modo de Preparo
Misture bem a manteiga, o açúcar e a gema. Aos poucos acrescente o amido de milho, o sal e o leite de coco. O biscoito fica no ponto de modelar quando solta das mãos com facilidade. Em seguida é só modelar os biscoitos e levar para assar. Estarão prontos quando estiverem sequinhos, porém branquinhos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Flores pra perfumar a semana


As plantas e as flores são elementos essenciais para dar vida e alegria à sua casa. Além de decorar, o cultivo de plantas pode ser uma excelente terapia para aliviar o stress. Então, pra começar a semana livre de qualquer aborrecimento escolhi um dica que vai deixar sua casa linda e você bem relaxada. 

Faça dois furos em lados opostos na parte superior de uma lata, passe uma fita através dos furos e por fim dê nós para arrematar. Em seguida, coloque um pouco de água na latinha e preencha com as flores de sua preferência. Em poucos minutos você terá um vaso de flores lindo e reciclado. A todos uma boa semana!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...