domingo, 31 de janeiro de 2010

Receita caseira de álcool em gel funciona?


O consumo do álcool em gel aumentou bastante com o surgimento da Gripe Suína. Esse produto é indicado para fazer a higienização das mãos, mantendo-as limpas e evitando assim a contaminação pelo vírus H1N1. 

Com a volta as aulas, os cuidados com as crianças devem ser redobrados. Na Escola em que meu filho estuda, alguns pais aderiram ao álcool em gel como parte do material escolar. O que não podemos esquecer é que apenas o seu uso não evita a contaminação. Lavar sempre as mãos, evitar aglomerações e contato com pessoas que apresentem os sintomas são medidas de precaução fundamentais nessa prevenção. 

Essa semana recebi um e-mail que a primeira vista parecia uma ótima alternativa para quem deseja fazer uma produção caseira do álcool em gel. Curiosa com tamanha facilidade resolvi testar a receita. Comprei as folhas de gelatina incolor e sem sabor e consegui o álcool a 96º com um amigo que trabalha em hospital.

Segui direitinho o passo a passo e no final de tudo para minha decepção não deu certo. A gelatina ficou separada no fundo do copo, como uma massa branca e não se misturou nem formou gel. Intrigada, fui buscar ajuda no meu “oráculo”, o Google. 

Acabei descobrindo que a fórmula não dá certo porque a gelatina que deveria transformar o álcool líquido em gel não se mistura ao álcool e diferente do que foi informado na receita o teor do álcool não baixa para 72, nível alcoólico encontrado no álcool gel.

Na internet existem outras receitas que de fato funcionam, mas confesso que comprar o álcool em gel nem sai tão caro assim, além de que manipular produtos químicos sem os devidos cuidados e conhecimentos necessários pode ser um risco a sua saúde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Puff de garrafa PET



Eu era louca pra fazer esse artesanato, mas sempre achei que fosse muito complicado. Pura ilusão! Podem acreditar, a grosso modo um puff feito com garrafas PET nada mais é do que um aglomerado de garrafas encaixadas, unidas por fita adesiva e coberto por  uma capa a sua escolha.

Com a ajuda de algumas amigas consegui juntar rapidinho as 32 garrafas necessárias. Daí por diante foi moleza, fiz uma busca na rede e encontrei esse vídeo super didático que está logo abaixo. Nele você encontra todo material necessário para montagem e o mode de fazer.



O mais complicado pra mim foi costurar a capa, afinal minhas habilidades de cozer ainda são bem primarias. Apesar da dificuldade deu tudo certo e agora o meu puff ecológico ganhou um lugar especial na minha sala. Ah! Vale lembrar que além de resistente ele é bastante seguro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 17 de janeiro de 2010

Balão Mágico



Esse móbile é bem fácil de fazer e a maneira como ele foi feito mostra que é possível sim trabalhar e ainda se divertir com as crianças. A primeira vez que fiz esse móbile foi num domingo desses em que a família toda se reuni para o tradicional Churrasco de domingo.

A minha função nesse dia era distrair a criançada enquanto os outros preparavam o almoço, foi aí que me veio à ideia de fazer com eles alguma atividade artística para passar o tempo.

Pedi para que meu filho Felipe enchesse de ar um balão de festas e com a ajuda dos meus sobrinhos João e Lucas, cobrimos com cola e pedacinhos de jornal todo o balão. Para que ele ficasse bem firme foram coladas aproximadamente quatro camadas. Depois foi só pintar e fazer quatro furinhos no balão e no copinho de “Danone” para passar o barbante.

Agora imaginem a felicidade deles ao verem o Balão Mágico feito por eles pronto e no ar. É sim, no ar! Com ajuda de uma agulha coloquei um fio de nylon no meio do balão e arrematei com uma argola de chaveiro. E assim a diversão ficou garantida por toda tarde.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Criando e Preservando




A ideia de criar a Dona Milu é antiga, mas só ganhou força no inicio de 2009 quando, desempregada decidi unir vontade de produzir a necessidade de ganhar dinheiro. Comecei a fazer buscas na internet com a intenção de aprender a fazer artesanatos originais e que tivessem um custo baixo de produção.
Gente, nem preciso dizer que depois desse dia o lixo da minha casa nunca mais foi o mesmo, né? Agora, antes de colocar qualquer “lixo” na lixeira faço uma avaliação para saber se o material que será descartado ainda pode ser reutilizado.
O melhor de tudo isso é que além de ter matéria prima de graça eu ainda ajudo a preservar o Meio Ambiente. Então, pra ficar melhor ainda vou te mostrar como é fácil transformar uma simples lata de leite em pó em um lindo porta-treco.
Limpe bem a lata e depois cubra com uma demão de tinta látex branca, espere secar e repita a operação. Depois de seco é hora de decorar seu porta-treco. Aqui eu utilizei retalhos de tecido, mas você pode cobrir a latinha com papéis de presente, adesivos e até cópia de fotos, vale tudo!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Concretizando a Ideia

Já faz algum tempo que planejo colocar esse blog no ar, mas sempre arrumava uma desculpa. Queria começar a postar quando ele estivesse com a minha cara, a minha marca. Aí o tempo foi passando, eu comecei a produzir, troquei ideias com os conhecidos, com os desconhecidos, naveguei pela Internet e a vontade de escrever foi me consumindo de uma maneira que decidi começar assim mesmo.

E como hoje é o primeiro dia do ano, nada melhor do que começá-lo pondo em prática os sonhos que se transformaram em promessas para 2010. A Dona Milu nasce hoje, ainda desajeitada como uma “roupa” emprestada, mas com o desejo de contribuir para um mundo melhor. Nesse momento onde grandes lideres mundiais discutem as mudanças climáticas, nós também abraçaremos essa causa.

Artesanato, decoração, culinária e tudo mais que envolva arte, preservação e sustentabilidade você encontrará aqui. Vai ser muito bom redescobrir com vocês o que nos deixa com brilhinhos nos olhos e "borboletas na barriga". Por isso, dedico esse blog a todos que como eu, acreditam que com simplicidade e muita criatividade é possível tornar a vida melhor.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...